Pages

domingo, 26 de janeiro de 2014

Risotto de camarão (com mais camarão)

Vocês ainda não sabem, mas a minha paixão na cozinha é o tal do risotto. Sou tipo a rainha do risotto na minha casa (modestia à parte mereço o título hehe). Tinhamos dois tipos de camarão no congelador, o grande e o pequeno, então resolvi fazer um risotto com o pequeno e servir com o grande, que fiz separadamente. São duas receitas em uma!

Risotto de Camarão

- 300g de camarões (aqui usei o pequeno)
- 600g de arroz arbóreo (costuma ser 100g por pessoa)
- 2 tabletes de caldo de galinha
- 1 lata de tomates pelados
- 1 cebola
- alho
- azeite
- pimenta do reino
- sal
- manteiga
- vinho branco
- folhas de manjericão rasgadas
- parmesão

Primeiramente, dissolva os tabletes de tempero de legumes em água e coloque para ferver. Tempere os camarões com sal e pimenta do reino. Esquente outra panela com azeite (até forrar o fundo da panela toda, mas sem exagero por favor), e quando estiver bem quente, coloque os camarões para fritar. Se a panela não for tão grande, frite em mais de uma leva, porque se colocar camarão de mais e um ficar em cima do outro, o tempo de cozimento não fica uniforme e você vai ter camarões borrachudos. A proteína do camarão é mais sensível, e por isso deve-se ter esse cuidado. Quando estiverem dourados, tire-os da panela e reserve. Na mesma panela, coloque uma colher de manteiga e um fio de azeite. Quando estiver quente, jogue a cebola picada e deixe-a dourar. Quando elas estiverem um pouco douradas, jogue o arroz arbóreo (o truque é mexer bem e "raspar a panela" com o arroz, pra ele pegar bem o gostinho do camarão que foi frito ai). Jogue vinho branco, quantidade suficiente para cobrir o arroz e mais meio centímetro pra cima. Quando estiver secando, mexa bem e jogue os tomate pelados (com o suco). Quando essa água do tomate estiver secando, vá adicionando a água do caldo (até cobrir o arroz e mais um pouco), que já deverá estar fervendo. Quando estiver secando, vá adicionando caldo até secar de novo, e repita essa operação até o arroz ficar al dente. Junte o punhado de manjericão, o camarão, e o parmesão (a gosto), e mexa até o arroz todo ficar uniforme. 
Sirva com parmesão ralado por cima. 

Obs: Como o caldo de legumes já tem sal, e o queijo parmesão também, eu não adiciono mais nada de sal, mas isso vai de cada um.














Camarão ao alho e azeite


- 600g de camarão (aqui usei o grande)
- 1 pimentão amarelo
- coentro
- pimenta dedo de moça
- pimenta do reino
- azeite
- manteiga
- alho em fatias
- sal

Primeiro tempere o camarão com sal e pimenta do reino. Esquente uma panela com azeite, e quando estiver bem quente jogue os camarões. O mesmo vale pra esse camarão: nunca coloque camarão em cima de camarão, se for preciso frite duas ou três vezes e depois junte-os. Quanto estiverem dourados, retire e reserve. Coloque um pouco de manteiga e deixe o alho em fatias dourar um pouco. Feito isso, junte o pimentão em pedaços e a pimenta dedo de moça em pedacinhos na panela. Volte o camarão na panela e misture todos os ingredientes. Por fim, jogue o coentro e sirva sozinho ou por cima do risotto.


Resultado final:




Espero que gostem!
Beijos, M.

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

(pseudo) Geléia light/diet de laranja com gengibre - bem rapidinha!

Minha insônia está sempre atacando ultimamente, e como estou de férias e não tenho que levantar cedo mesmo, aproveito pra fazer experimentos na cozinha. Há dois dias estou lendo receita de geléias, e juntei algumas que achei bem e decidi testar. Gostei de uma base que usa um pouco de gelatina natural, e eu sei que originalmente não se usa isso, mas é uma boa alternativa pra uma geléia caseira rápida e pouco trabalhosa.
Confesso que na verdade fiz duas vezes, porque da primeira vez deu relativamente certo, mas fui contra os meus instintos de cozinheira e segui o conselho de uma receita que no fundo eu sabia que não devia fazer: colocar um pauzinho de canela junto. A primeira leva funcionou, mas ficou super com gosto de canela. Se fosse a de banana (que pretendo fazer depois) ficaria perfeito, mas a de laranja com a canela não rolou não. Como sou brasileira e não desisto nunca, fiz outra e ficou uma delícia com torradinhas, geladinha. Ah, e o legal é que aprendi uma técnica pra conservar por mais tempo a casca da laranja em receitas, sem amargar depois de um tempo. Então ai vai:



Geléia light/diet de laranja com gengibre


- caldo de 4 laranjas
- cascas de 1 laranja em tirar
- 1/2 xícara de água fria
- 1/2 colher de sopa de gelatina natural
- 1/2 colher de café de adoçante culinário (uso o "doçurinha" que é bem potente, então por isso a pequena quantidade, isso vai depender
- 1 colher de sopa de gengibre ralado


Primeiro vou falar um pouco do processo com as cascas. Coloque elas para ferver, e quando a água já estiver fervendo e, depois de um tempo de fervura, troque a água e coloque as cascas para ferver de novo. Faça isso três vezes.

Começando a base da geléia, coloque para ferver o caldo das laranjas com o adoçante e o gengibre por 5 minutos. Enquanto isso, dissolva a colher de sopa de gelatina da água fria, mexa e deixe os 5 minutos para hidrata-la. Após os 5 minutos, tire do fogo o caldo e junte a água de gelatina, mexa e junte com as cascas que passaram pelos processos de fervura. Coloque em uma tigela e deixe na geladeira por uma hora, ou até ficar com a consistência de gelatina. Quando estiver assim, é só "desfazer" a gelatina, e colocar nos potinhos! (ferva eles antes, assim sua geléia vai durar mais um tempinho na geladeira)

Obs: vou colocar hortelã da próxima vez, tenho certeza que vai super combinar. Só não coloquei porque meu pé de hortelã está bem desfalcado e não tinha o suficiente.
Obs2: eu sempre tenho gengibre ralado congelado pra bater com sucos e tal, mas ele perde o gosto depois de um tempo no congelador. Não sei se o gengibre fresco nessa quantidade que coloquei ficaria bom, então cuidado com a quantidade dele!

Espero que gostem!
M.

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Torta de Palmito (ou quase)

Você sabe que o dia começou bem quando você vai a pé, no sol, atrás de uma feira de verduras que não mais existe. Mayana e eu estávamos atrás de veduras e legumes frescos, com gosto de comida e não de agrotóxico; mas, devido ao sumiço da nossa feira querida, acabamos resolvendo fazer de almoço uma gordice: torta de palmito. 

Pro recheio, escolhemos:
1 latinha de milho
1 latinha de ervilhas
1 pote de requeijão
1 vidro de palmito 
pimenta calabresa e sal à gosto
* plus algumas azeitonas perdidas e picadas, mas bem pouquinho. colocar queijo e o que mais tiver na geladeira é sempre uma ótima opção! 


Sendo a rainha das massas, resolvi fazer uma que ficasse sequinha e quebradiça, mas não chegasse a ser gordurosa como a massa podre. Tirei uma receita da minha cabeça, que no fim das contas acabou não dando muito certo ( </3 broken heart). Mas eu acho que cozinha é isso também; se permitir. Acabou que fizemos outra massa, com a mesma base. Não ficou beeeeem do jeito que eu queria, mas também não ficou ruim não!

Ela é:
1/2kg de farinha 
1 ovo
+- 200g de manteiga
um fio de azeite




Depois de amassar bem, até ter uma massa mais ou menos homogênea, é só pré-aquecer o forno a 200º, por mais uns dez minutos. É o tempo de forrar uma forma de tamanho mediano com a massa, colocar o recheio e terminar de cobrí-la. Deixar assar por 35 minutos, em média.

E ah, podemos não ter acertado de primeira na massa, mas acertamos no suco de morango e laranja, que por sinal estava uma delícia e combinou muito com a torta (na verdade acho que é um suco combina com qualquer coisa).



No fim das contas, mesmo com a massa não saindo como planejado, a torta ficou gostosa; mas o mais importante é que passamos umas três horas conversando, rindo e fazendo bagunça. A cozinha vira uma desculpa pra reforçar a convivência e o carinho, e é um dos motivos que tanto eu quanto a Mayana gostamos tanto dessa brincadeira :)




N.




quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Salada de inverno - que calha o ano inteiro! (parma e gorgonzola)

Ontem, numa tentativa de fazer um jantar mais leve, eu e minha mãe resolvemos fazer uma salada. Mas ai olhei pra gorgonzola que havia acabado de comprar, flertei com o parma novinho na geladeira, e o diabinho das gordices sussurrou no meu ouvido. Dai veio a idéia de fazer essa salada linda gostosa (mas não tão magra assim). 





Salada de inverno - (parma e gorgonzola)

- 1/2 xícara de amêndoas e/ou nozes batidas no pilão
- 1/2 xícara de damasco picado
- 1 xícara de tomates cereja cortados ao meio
- 200g de gorgonzola em temperatura ambiente
- 200g de  macarrão penne
- 100g presunto parma
- 4 colheres de sopa de azeite
- manjericão
- alface americana
- alface roxa
- alface manteiga
- espinafre
- coentro
- sal

Cozinhe o macarrão al dente. Após o cozimento, retire a água quente e jogue em água fria. Despeje a água, coloque em um recipiente e jogue o queijo gorgonzola e o azeite, misturando-os bem. Em seguida, misture as fatias de parma.  Ajuste o sal e reserve.
Misture em um recipiente as folhas rasgadas, os tomates cereja, e os damascos. Em seguida, junte o macarrão e misture. Por final, jogue as amêndoas e nozes e misture bem, para que todos os sabores se juntem.

Observações:
- A quantidade de folhas deve ser proporcionalmente maior do que a de macarrão, mas tudo vai de gosto, então rasgue as folhas no recipiente até achar que é a proporção adequada com o tanto de massa

Espero que gostem!
M.

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Preparando os ingredientes...

A idéia começou do amor pela comida e da cumplicidade que vem durante o ato de cozinhar. Não posso ter meu próprio programa de culinária no GNT (ainda!), mas posso dividir com todos minhas aventuras na cozinha!

M.
 
Blogger Templates