Pages

domingo, 26 de janeiro de 2014

Risotto de camarão (com mais camarão)

Vocês ainda não sabem, mas a minha paixão na cozinha é o tal do risotto. Sou tipo a rainha do risotto na minha casa (modestia à parte mereço o título hehe). Tinhamos dois tipos de camarão no congelador, o grande e o pequeno, então resolvi fazer um risotto com o pequeno e servir com o grande, que fiz separadamente. São duas receitas em uma!

Risotto de Camarão

- 300g de camarões (aqui usei o pequeno)
- 600g de arroz arbóreo (costuma ser 100g por pessoa)
- 2 tabletes de caldo de galinha
- 1 lata de tomates pelados
- 1 cebola
- alho
- azeite
- pimenta do reino
- sal
- manteiga
- vinho branco
- folhas de manjericão rasgadas
- parmesão

Primeiramente, dissolva os tabletes de tempero de legumes em água e coloque para ferver. Tempere os camarões com sal e pimenta do reino. Esquente outra panela com azeite (até forrar o fundo da panela toda, mas sem exagero por favor), e quando estiver bem quente, coloque os camarões para fritar. Se a panela não for tão grande, frite em mais de uma leva, porque se colocar camarão de mais e um ficar em cima do outro, o tempo de cozimento não fica uniforme e você vai ter camarões borrachudos. A proteína do camarão é mais sensível, e por isso deve-se ter esse cuidado. Quando estiverem dourados, tire-os da panela e reserve. Na mesma panela, coloque uma colher de manteiga e um fio de azeite. Quando estiver quente, jogue a cebola picada e deixe-a dourar. Quando elas estiverem um pouco douradas, jogue o arroz arbóreo (o truque é mexer bem e "raspar a panela" com o arroz, pra ele pegar bem o gostinho do camarão que foi frito ai). Jogue vinho branco, quantidade suficiente para cobrir o arroz e mais meio centímetro pra cima. Quando estiver secando, mexa bem e jogue os tomate pelados (com o suco). Quando essa água do tomate estiver secando, vá adicionando a água do caldo (até cobrir o arroz e mais um pouco), que já deverá estar fervendo. Quando estiver secando, vá adicionando caldo até secar de novo, e repita essa operação até o arroz ficar al dente. Junte o punhado de manjericão, o camarão, e o parmesão (a gosto), e mexa até o arroz todo ficar uniforme. 
Sirva com parmesão ralado por cima. 

Obs: Como o caldo de legumes já tem sal, e o queijo parmesão também, eu não adiciono mais nada de sal, mas isso vai de cada um.














Camarão ao alho e azeite


- 600g de camarão (aqui usei o grande)
- 1 pimentão amarelo
- coentro
- pimenta dedo de moça
- pimenta do reino
- azeite
- manteiga
- alho em fatias
- sal

Primeiro tempere o camarão com sal e pimenta do reino. Esquente uma panela com azeite, e quando estiver bem quente jogue os camarões. O mesmo vale pra esse camarão: nunca coloque camarão em cima de camarão, se for preciso frite duas ou três vezes e depois junte-os. Quanto estiverem dourados, retire e reserve. Coloque um pouco de manteiga e deixe o alho em fatias dourar um pouco. Feito isso, junte o pimentão em pedaços e a pimenta dedo de moça em pedacinhos na panela. Volte o camarão na panela e misture todos os ingredientes. Por fim, jogue o coentro e sirva sozinho ou por cima do risotto.


Resultado final:




Espero que gostem!
Beijos, M.

3 comentários:

  1. O resultado final foi maravilhoso, adoro risotto e este com (mais) camarão é prefeito.
    Bjs, Susana
    Nota: Ver os passatempos a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2014/01/tronco-de-ano-novo-trunk-of-new-year.html
    https://www.facebook.com/Tertuliadasusy

    ResponderExcluir
  2. Oi Meninas,
    Vim conhecer o blog de vocês e desejar sucesso.
    A receita do risoto está deliciosa.
    Bj e prazer conhece-las,
    Lylia

    ResponderExcluir
  3. Entra no seu blog perto da hora do almoço não foi uma boa ideia! hahahaha

    Parece uma delicia!

    *Blog Dona Ingrid*

    :)

    ResponderExcluir

 
Blogger Templates